Literatura Infantojuvenil / Poesia /

O rei que virou lenda

Cláudio Rodrigues

Autor: Cláudio Rodrigues

ISBN 10:

ISBN 13:9788579500015

Gêneros:Literatura Infantojuvenil / Poesia /

Edição:

Páginas:32

Formato:brochura, 21 x 21 cm

Peso:115 g

R$ 25,00
Opções de Compra
Comprar Livro IMPRESSO

Livro selecionado para o PNBE/MEC 2011

A história do Rei Sebastião, monarca português nascido no século XVI, e a batalha que protagonizou no deserto do Marrocos, onde acabou morrendo, não é ficção, mas parece. Quando os sobreviventes da guerra retornam a Portugal com a notícia da morte, mas sem o corpo do rei, criou-se o mito de que Sebastião não estava morto, mas vivo sob as areias do deserto em um novo reino que fundara.

Na ilha maranhense de Lençóis, onde dunas alvas convivem com uma floresta de mangue povoada de pássaros, essa lenda se tornou referência para a vida dos pescadores. Eles acreditam que Sebastião e sua corte vivem debaixo daquelas areias.

O livro O rei virou lenda (selo Girafinha) traz a narrativa em versos dessa lenda que nasceu em Portugal e mesclou-se à cultura afro-brasileira no Maranhão.

Cláudio Rodrigues


Cláudio Rodrigues nasceu em 1976, no interior do Maranhão. Mora no Rio de Janeiro e dá aulas de português e literatura. Antes mesmo de ir à escola, ouviu os romances de cordel nas rodas noturnas no terreiro de casa e mergulhou nos contos de fada através das ondas do rádio. Depois, começou a fazer teatrinho na igreja da cidade, unindo história com música. Tudo isso colaborou para que ele optasse pela educação e escrita como meio de difundir o poder das narrativas entre crianças e adultos. Este é seu primeiro livro editado. É mestre em literatura brasileira pela UFF e doutorando em poética pela UFRJ.

Veja também