Escrituras editora
PESQUISAR
  Título:
  Autor:
  Isbn:
   
Escrituras editora

     
     
 
Livro: A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes
Autor: organizado por Roberto Nardi, com diversos autores
ISBN 10:
ISBN 13: 9788575312773
Gênero: Educação/Ciências - estudo e ensino
Edição: 1ª Edição
Páginas: 472
Formato: 16x23
Peso: 0,580
Preço: sob consulta
compre aqui
 
     
 
Untitled Document

A pesquisa em Ensino de Ciências
no Brasil: alguns recortes

A área de Ensino de Ciências, hoje consolidada no Brasil, constituiu-se por meio de esforços coletivos de grupos de pesquisa com o apoio de instituições, entre as quais se destaca, pela abrangência, a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Fundada em 1997, a ABRAPEC congrega centenas de pesquisadores preocupados em investigar o ensino e a aprendizagem nas áreas de Ciências, particularmente a Biologia, a Física, a Geociências, a Química e áreas afins.

Este livro, A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes foi organizado pelo Prof. Dr. Roberto Nardi (Unesp), a partir de textos elaborados por autores que participaram de conferências e mesas-redondas do V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências realizado em Bauru, São Paulo.

As temáticas do livro, embora representem parte da produção acadêmica da área no País, não pretendem espelhar a produção da área, nem mesmo a riqueza de centenas, quase um milhar, de trabalhos que foram apresentados no evento. Por outro lado, esses recortes são significativos e mostram certas tendências da pesquisa nacional na área, uma vez que as temáticas escolhidas bem como os pesquisadores convidados a apresentá-las, foram definidos a partir de ampla consulta à comunidade de investigadores do País.

A obra é leitura indispensável para pesquisadores consolidados e iniciantes na área, a professores das diversas áreas das Ciências e a todos os interessados em questões relativas à Educação em Ciências.

Organizador:
Roberto Nardi
é livre-docente em Didática das Ciências, pela Unesp, onde é docente do Departamento de Educação. É mestre em Science Education pela Temple University, Filadélfia, doutor em Didática, pela USP, e pós-doutor pela Unicamp. Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência da Unesp. Tem participado de projetos, ministrado cursos e prestado assessorias a órgãos públicos, sobre questões envolvendo o Ensino de Física e Ciências e formação de professores nesta área. É também pesquisador do CNPq, um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e orientador de vários estudos em nível de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de ensino de Física e Ciências; esses trabalhos têm gerado publicações em periódicos nacionais e internacionais. Foi Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física e presidente da Abrapec. Organizou e participou de vários eventos por meio dessas sociedades científicas nos últimos anos. É editor da Revista Ciência & Educação, classificada pela Capes como revista nacional, Qualis Nível A.

Autores:
Alexandre José Gonçalves de Medeiros, Andrée Tiberghien, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Arnaldo de Moura Vaz, Charbel Niño El-Hani, Christian Buty, Demétrio Delizoicov, Eduardo Adolfo Terrazzan, Eduardo Fleury Mortimer, Irinéa de Lourdes Batista, Isabel Gomes Rodrigues Martins, Silvania Sousa do Nascimento e Tomás Aníbal Massicame.

 
     
   
 
 
Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda. - Rua Maestro Callia, 123, Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP 04012-100 - Telefax: 55 (11) 5904-4499 - Mapa de localização da Escrituras