Carregando... Por favor, aguarde...

Requerimentos para todos PC

Quinta Poética

logo-quinta-1.jpg

 

 

A Quinta Poética é um sarau poético mensal organizado pela Escrituras Editora, que acontece desde novembro de 2006 na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil, que conta com a colaboração de diversos curadores, que se revezam nas edições.

A Quinta Poética é um grande encontro dos amantes da boa poesia e conta com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho por meio de intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, que envolvem a leitura dos poemas.

Importantes nomes da poesia já estiveram presentes nesses encontros, que conta com entrada gratuita,  abertos ao grande público, e organizados sem fins lucrativos nem investimentos financeiros. Mais de quatrocentos produtores culturais e artistas de todas as linguagens e estéticas de todas as regiões do Brasil e do exterior estiveram presentes no projeto Quinta Poética.

Antes de ocupar a Casa das Rosas, a Quinta Poética percorreu outros pontos culturais de São Paulo, como o All of Jazz, e chegou a chamar “Terças poéticas”. Inicialmente, não contava com um curador único, mas poetas-anfitriões que convidavam outros poetas e artistas para a leitura de seus textos. Em março de 2010, o sarau recebeu seu primeiro curador, Celso de Alencar, que implantou o formato de leitura de poemas com interessantes intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas e cultura popular. De outubro de 2010 a dezembro de 2012, contamos com a curadoria do poeta José Geraldo Neres, que revolucionou o sarau. Em dois anos de atuação, trouxe jovens poetas, nomes internacionais da poesia e expressões artísticas diversificadas, como dança cigana, corporeidade afro-brasileira, roda de samba, música celta, MPB, poemas cantados, grupo de canto e violão, performances durante a leitura dos poemas, concluindo sua curadoria com uma grande homenagem a Luiz Gonzaga, no centenário de seu nascimento, em apresentação do Mestre Sapopemba, em dezembro de 2012. No ano de 2013, contamos com a curadoria do poeta Paulo Sposati Ortiz e seus convidados, reunindo leituras poéticas, boa música e performances inusitadas e criativas.

A Quinta Poética começou 2014 comemorando os 20 anos da Escrituras Editora, tendo como curadores Raimundo Gadelha, Valdir Rocha, Marina Pechlivanis, Paulo Sposati Ortiz, Celso de Alencar e Carlos Machado.

Em 2015, chegamos a 80 edições das nossas Quintas Poéticas, completando nove anos ininterruptos na Casa das Rosas, nos 21 anos de fundação da Escrituras Editora.

 

Veja a nossa agenda das Quintas Poéticas

No ano de 2013, contamos com a curadoria do poeta Paulo Sposati Ortiz e seus convidados, reunindo leituras poéticas, boa música e performances inusitadas. 

A Quinta Poética começou 2014 comemorando os 20 anos da Escrituras Editora, tendo como curadores Raimundo Gadelha, Valdir Rocha, Marina Pechlivanis, Paulo Sposati Ortiz, Celso de Alencar e Carlos Machado.

Em 2015, chegaremos a 80 edições das nossas Quintas Poéticas, completando nove anos ininterruptos na Casa das Rosas.