Carregando... Por favor, aguarde...

Requerimentos para todos PC

  • Imagem 1

#400VezesCaboFrio: memória e território em 400 imagens e centenas de olhares

Ivo Matos Barreto e Junior Silgueiro (organizadores)
ISBN:
9788575316924
Selo:
Autor:
Ivo Matos Barreto e Junior Silgueiro (organizadores)
Formato:
21 X 21 cm capa dura
Peso:
815g
Páginas:
262
de R$70,00
R$35,00
versão impressa

DESCRIÇÃO

O foto-documentário composto por vinte mostras temáticas #400VezesCaboFrio: memória e território em 400 imagens e centenas de olhares nasceu em ambiente digital, através de um projeto desenvolvido no Instagram com a participação de mais de uma centena de fotógrafos diferentes. Iniciado e executado inteiramente em rede, a própria edição da obra foi fomentada por uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo).

Resulta deste processo um discurso visual colaborativo sobre Cabo Frio, numa inédita e belíssima homenagem à cidade. Concebido e coordenado pelo arquiteto e fotógrafo Ivo Barreto, em parceria com o também fotógrafo Junior Silgueiro, o projeto que durou um ano constrói um recorte visual extremamente denso e valioso para se compreender os 400 anos de história de Cabo Frio. Ancorando-se numa percepção atenta do cotidiano e dos diálogos contemporâneos e encarando um desafio surpreendente, Ivo e seus parceiros de curadoria enxergaram a oportunidade de desvendar através dos registros fotográficos a memória oculta desse território num trabalho inovador, interativo e promissor.

 

Sobre o autor:

Ivo Matos Barreto | @jr_mbarreto | belasjanelas.com
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFF (2004) com ênfase em Patrimônio (Universidad de Sevilla, 2003) e especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrada ao Planejamento Urbano (CECI-UFPE, 2010). Arquiteto do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional - IPHAN, atuou no campo da preservação nos centros históricos de São Luís e Alcântara (Maranhão), foi chefe do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos e exerceu ainda as funções de Superintendente do IPHAN-RJ, coordenando as ações de preservação e valorização do patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Além de publicações e exposições tendo o patrimônio cultural como tema, responde também pela autoria do livro Manual de Conservação e Preservação de Alcântara. Com uma produção consistente no campo da ilustração e da fotografia, seus trabalhos podem ser encontrados em várias publicações institucionais e acadêmicas. Atualmente colabora com desenhos, gravuras e fotografias para o Atelier Belas Janelas, coordenado pela arquiteta e artista gráfica Natália Rossi.

Junior Silgueiro | @juniorsilgueiro | juniorsilgueiro.com
Fotógrafo graduado em Rádio e TV pela UFMT (2007), foi premiado no III Concurso Olhares sobre o Patrimônio Fluminense em 2013 e realizou a exposição individual “Quem vem pra beira do mar”, sobre a pesca tradicional na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, em 2014. Em 2015, participou da exposição coletiva “Cidades Folkcomunicacionais e Territórios Decoloniais: O folclore no espaço urbano brasileiro e latinoamericano”, no Museu de Arte e Cultura Popular/UFMT. Nos últimos 10 anos participou de festivais, cursos e workshops com Walter Firmo, Izan Petterle, Alziro Barbosa, Cia de Foto e Vinícius Matos. Atualmente é fotógrafo do Governo do Estado de Mato Grosso.

DEIXE SUA OPINIÃO

Deixe seu comentário sobre o produto

Este produto não foi comentado ainda. Seja o primeiro a comentar sobre este produto!