Carregando... Por favor, aguarde...

Requerimentos para todos PC

  • Imagem 1

Florianópolis: História e Arquitetura

Anthony Caronia / textos: Eliane Veras da Veiga e Silvana Leal
ISBN:
9788575314494
Selo:
Autor:
Anthony Caronia / textos: Eliane Veras da Veiga e Silvana Leal
Páginas:
162
Edição:
Formato:
capa dura com sobrecapa, 30,5 X 22 cm
Disponibilidade:
postagem imediata
de R$95,00
R$76,00
versão impressa

DESCRIÇÃO

O livro Florianópolis: história e arquitetura (selo Escrituras) reúne os registros do fotógrafo italiano radicado no Brasil, Anthony Caronia, em sua experiência visual de olhar a cidade. Olhar com olhos de ver a sua alma, a sua essência histórica; a singeleza, a beleza e a riqueza de obras arquitetônicas produzidas pela cultura local. Assim, esta obra agrega os olhares estético, poético e histórico, através das lentes do fotógrafo e das palavras da escritora artista Silvana Leal e da arquiteta urbanista Eliane Veras da Veiga.

Cidade fundada no século XVII, Florianópolis reúne em sua paisagem antrópica sinais que remontam à presença pré-cabralina de cerca de 8 mil anos, passando pela paisagem construída pelo conquistador europeu, com aporte indígena e africano e do homem brasileiro em sua multiculturalidade. Os autores desta paisagem deixaram, ao longo dos séculos, marcas estampadas nas linguagens da arquitetura, com destaque para os estilos colonial, neoclássico, eclético, art nouveau e art déco, que foram empregados até o início do século XX, sucessivamente.

A atmosfera clicada por Anthony Caronia faz um recorte na paisagem de vinte séculos e mostra testemunhos das vivências, as ternas velharias ou distintas evocações do passado, de maneira poética e estética, sem pretender se aprofundar em circunstâncias físicas, econômicas e culturais que lhes deram origem e lhes justificaram os usos.

Mais do que um olhar estético e de um passeio errante pela cidade, a introdução ao universo arquitetônico tradicional contribui para criar uma estrutura que agrega suporte moral e intelectual ao preservacionismo brasileiro. Constitui um registro quase espontâneo, quase assistemático, um depoimento visual sobre a cidade histórica que de certa forma instrumenta interpretações da arquitetura. Através dessas fotografias é possível ampliar e difundir o respeito pelo conhecimento e pela preservação do patrimônio histórico-arquitetônico do Brasil estampado na paisagem de Florianópolis e assim expandir este sentimento pelo mundo.

DEIXE SUA OPINIÃO

Deixe seu comentário sobre o produto

Este produto não foi comentado ainda. Seja o primeiro a comentar sobre este produto!